“Mawashi Geri – Pensando em 3D”

por

Alan Campbell – 5º. Dan JKS

Tradução: Fernando Simões

 

Eu usaria o
titulo de 3D como uma ferramenta imaginária para visualizar a mecânica corporal
(em particular a articulação do quadril) envolvida na tkyokai.com.brkyokai.com.brkyokai.com.brécnica de Mawashi Geri.

 

O fato é, acredito que a típica descrição do Mawashi Geri como “chute em meia
lua” realmente não lhe faz justiça.

 

Claro que Mawashi quer dizer “circular” mas como tantas outras traduções
japonesas que são freqüentemente vagas e algumas vezes confusas (porque nem
sempre é uma tradução direta do japonês para o inglês). Por isso, penso que o
Mawashi Geri sofre deste problema.

 

Se você pensar na mecânica corporal envolvida no processo completo desta
técnica, começará a imaginar se nós a estamos a desenvolvendo corretamente.

 

Obviamente a
maioria dos instrutores ensinam a técnica da maneira como eles a aprenderam,
assim podemos presumir que muitos deles a aprenderam como um chute em meia lua
mas quantos tem realmente pensado mais sobre esta técnica?

 

Qual trajetória ele toma para fazer isso de modo circular, é o nível horizontal
que ele toma quando o joelho é levantado para o lado e o chute é desferido? Eu
não estou certo disto.

 

Não é que ele não siga uma direção circular, mas se você pode em primeiro lugar
imaginar sua articulação do quadril em 3D, então tente imaginar a articulação se
movendo de maneira circular, como se seu punho estivesse girando dentro da sua
outra mão meio fechada.

 

Penso que o “circular” do Mawashi Geri começa exatamente desde o momento em que
o joelho é levantado, o círculo deve ser pensado como mais do que um movimento
em arco, o tornozelo deve ser flexionado com os dedos do pé apontando para cima
e para fora. Isso ajuda a rotação do quadril no topo do arco (refere-se a foto
número um).

 

Comece a levantar o joelho com a contração do músculo do quadril e o músculo
abdominal oblíquo, trazendo firmemente o joelho para o lado, mas não deixando o
pé ficar no mesmo plano que o joelho. Se você o fizer, seu chute terá a penas
uma direção e apenas uma trajetória.

 

Mantendo o pé mais abaixo do que joelho, você terá uma ação de chicote maior,
porque ele estará sempre um pouquinho atrás do joelho; imagine isso como uma
toalha chicoteando alguém.

 

Mantenha a trajetória para cima até que você esteja no ponto em que você quer
chutar. Isso pode ser a qualquer hora em que você queira, baseado no seu
oponente/alvo ou se praticá-lo sozinho ou na série de kihon. Quando você chuta
não pense no pé, pense em rodar a parte redonda do seu quadril no encaixe,
imagine você de pé perto de uma cerca olhando sempre para frente, você tem
alguma coisa nas suas costas (como, por exemplo, uma outra cerca), você tem que
pegar o seu joelho como já foi descrito, rodar o seu quadril na direção da cerca
colocando o seu pé do outro lado! Esse estilo de rotação de quadril é o que você
esta tentando adquirir.

 

Desfira o chute e traga o tornozelo para trás circularmente como o quadril.

Então se a trajetória inicial é para cima, se é assim que você desfere o chute
para atingir o alvo, então a trajetória deve ser para baixo como um movimento em
arco.

 

Faça você mesmo esta pergunta: Você pode chutar o Mawashi Geri da mesma
distância do Kizame Tsuki?

Se a resposta é não, então é provavelmente porque você está executando o chute
no plano horizontal de lado.

 

Tente esses exercícios para verificar o seu estilo do Mawashi Geri e, quem sabe,
ajudá-lo a melhorá-lo.

 

Deite no chão apoiando-se sobre o cotovelo esquerdo, puxe para trás o seu pé
direito, abrindo o pé para direita e forçando o quadril. Coloque sua perna
esquerda no chão em uma posição confortável.

 

 

 

Comece apontando o joelho para cima mantendo o cotovelo flexionado para trás
suportando o seu peso nas suas duas mãos, levante o quadril um pouco indo ao
sentido anti-horário até o joelho chegar na posição das 2 horas; comece a rodar
o quadril lançando o pé para o chute enquanto você vai para a posição das 12
horas, flexione seu tornozelo de maneira circular com o quadril no chão, toque o
chão com a parte do pé logo abaixo dos dedos e então puxe de volta a perna
retornando pelo mesmo caminho (fotos acima).

 

 

Tente isso com alguém de pé com os pés quase tocando os seus pés.

 

 

Tente não tocar a outra pessoa enquanto estiver chutando, isso é difícil, mas
realmente mostra a diferença entre os dois métodos do Mawashi Geri (fotos
acima).

 

No ponto de impacto o pé deve virar e se dirigir para o alvo (foto ao lado).

 

 

Você pode tentar colocar isso em prática ficando em pé de frente para o seu
parceiro em guarda livre. Comece com uma distância de chute e passo a passo vá
diminuindo a distância, tentando se conectar ao alvo em cada passo, até que você
esteja em uma distância de soco… Veja como você se sai.

 

 

Acredito que você deva ser capaz de chutar de uma distância de soco. Isso torna
mais difícil para os oponentes lidarem com você, porque ninguém saberá o que
esperar, você pode alcançar isso com o Mawashi Geri como eu descrevi, mas não
com o típico joelho aberto para o lado.

 

(foto ao lado) Foi tirada nos portões de Shinto pelo bonito lago Asahi logo
abaixo do monte Fuji em um recente treinamento no Japão em fevereiro de 2005,
você é capaz de ver as ações de arco e flexão do tornozelo vindo em uma
trajetória descendente, e a rotação do quadril pelo chute.

 

Claro que existem exceções como qualquer técnica, mas estamos tratando aqui do
básico e como aplicá-los na correta mecânica do corpo.

 

Portanto na próxima vez que praticar o Mawashi Geri visualize o modelo 3D de sua
articulação do quadril e o conceito de chutar.