O kata é uma seqüência de golpes que simulam uma luta com vários oponentes imaginários. Deve ser realizado com força, agilidade, equilíbrio e perfeição nos golpes.

SÉRIE HEIAN

São considerados os katas básicos do Karatê-do, é uma espécie de luta simulada contra um ou vários adversários e significa paz e serenidade. Tem como objetivos principais o aperfeiçoamento das bases(zenkutsu-dachi, kokutsu-dachi, Kibadachi etc.) a transição (ritmo, tempo e deslocamento) e a aprendizagem dos princípios do soco e do chute. Foram aperfeiçoados pelo Sensei YASUTSUNE ITOSU , que era conhecido na época como, “o punho sagrado.” Seu objetivo era divulgar e simplificar as técnicas básicas do karatê-do, ensinadas nas escolas secundárias, diferenciando assim das técnicas ensinadas nas universidades.

HEIAN  SHODAN – paz e tranqüilidade (nível inicial)

É o primeiro kata da série Heian. É composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes, sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI , quatro golpes de defesa na postura de KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aprece no kyodo 9º e 17º.Neste kata, as técnicas são o bloqueio superior contra o ataque à cabeça e o bloqueio com a mão em espada contra o ataque ao meio do corpo (chudan shuto uke). Como este é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação. Em particular, objetive o domínio da posição frontal e dorsal, enquanto se familiarizar com os aspectos essenciais do soco direto, de arremesso. Linha de atuação é em forma de I; Movimentos: 21; Tempo necessário: cerca de 40 segundos.

VIDEO HEIAN SHODAN

 

HEIAN NIDAN – paz e tranqüilidade (nível dois)

É o segundo kata . Possui 26 kyodos,(movimentos) executados em 2 posturas ( ZENKUTSU,OU KOKUTSU )ao tempo de aproximadamente 1(um) minuto, sendo o kiai emitido no 11º e 26º kyodos. O objetivo assemelha-se ao 1º kata ou seja firmeza de base, equilíbrio e potência de golpes, porém apresenta também trabalhos de coordenação motora, velocidade e agilidade. Este é o treinamento do chute lateral e do chute frontal. Mudar de direção ao executar um chute lateral é um ponto especial a ser aprendido. Linha de atuação é em forma de I; Movimentos: 26; Tempo necessário: cerca de 40 segundos.

VIDEO HEIAN NIDAN

 

HEIAN SANDAN – paz e tranqüilidade (nível três)

O terceiro kata  possui 20 kyodos e o kiai é emitido no 10º e 20º kyodos. Possui técnicas que possibilitam que o praticante liberte-se de agarramentos por trás e técnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. Suas técnicas são executadas nas bases ZENKUTSU DACHI, KOKUTSU DACHI, e KIBA DACHI. o seu tempo de execução registra-se em torno de cinquenta (50) segundos.

VIDEO HEIAN SANDAN

HEIAN YODAN – paz e tranqüilidade (nível quatro)

O quarto kata é provavelmente dentre os elementares, o que apresenta o maior grau de dificuldade. O forçamento excessivo por parte do praticante, acarreta erros no EMBUSEM. O trabalho com a agilidade, objetividade e mudança de ritmo, são os seus objetivos principais nas variadas sequências técnicas de golpes. Possui vinte e sete (27) kyodos e o kiai é emitido nos movimentos 13º e 25º. O seu tempo aproximado é de quarenta e cinco segundos (45″) .

VIDEO HEIAN YODAN

HEIAN GODAN – paz e tranqüilidade (nível cinco)

O quinto kata possui 23 kyodos, e o kiai é emitido no 12º e 19º movimentos. A sua execução total, demora aproximadamente sessenta segundos (60″).

VIDEO HEIAN GODAN

SÉRIE TEKKI

Os katas da série tekki são três e são executados na postura kibadachi, que por sua forma é também denominada a Postura do cavaleiro. Seus objetivos são iguais as dos Heians ou seja o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente nem para trás.

TEKKI SHODAN – cavaleiro de ferro (nível inicial)

É o primeiro desta série e é também conhecido como NAIHANCHI, sendo originário do estilo SHURITE. Possui 29 kyodos (movimentos) em um tempo equivalente a cinquenta segundos totalmente na postura KIBA DACHI , exceto nos deslocamentos, em que pode se observar a postura KAKE DACHI o kiai aparece nos 15 e 29 kyodos. As técnicas de braços são defensivas e quando ofensivas os golpes utilizados são cotoveladas e socos curtos. As técnicas de pernas são usadas em bases ou aplicações de defesas na forma de ASHI NAMI GAESHI , ou com pisões dirigidos ao pé ou ao joelho do adversário.

VIDEO TEKKI SHODAN

TEKKI NIDAN- cavaleiro de ferro (nível dois)

O TEKKI nº 2 possui todas as características do nº 1 e também é conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos também são para os lados. O principal argumento para explicar o porque do deslocamento para os lados dos katas da série tekki é que as técnicas utilizadas, eram usadas em combates no interior de barcos ou muros dos antigos castelos, onde os combatentes não podiam recuar sobre pena de cair em um precipício e por isso desenvolviam técnicas para os lados. Tanto o TEKKI NIDAN quanto TEKKI SANDAN, foram desenvolvidos por Mestre Itosu que praticava o estilo SHURITE. O TEKKI NIDAN possui 24 kyodos e o kiai é emitido 16º e 24º movimentos, e o seu tempo de execução é equivalente a cinquenta segundos.

VIDEO TEKKI NIDAN

TEKKI SANDAN- cavaleiro de ferro (nível três)

Possui 36 kyodos e seu tempo de execução é cinquenta segundos; registrando-se os seus kiais no 16º 36º kyodos. Da ênfase a velocidade dos braços em técnicas de soco, cotovelada para trás e formas de livrar o punho de agarramentos, sendo esse seu principal objetivo.

VIDEO TEKKI SANDAN

BASSAI-DAI - penetrando a fortaleza

Este Kata, juntamente com o Kanku-dai, caracteriza basicamente uma reunião de todas as técnicas existentes em katas básicos do Estilo Shotokan, e possui todos os elementos característicos deste estilo. Foi criado por Oyadomari (do estilo Tomari-te)O kata bassai-dai faz-se importante pelo fato de introduzir o praticante a defesa chudan-tate-shuto-uke, thudan-choku-zuki, ossae-uke/sokumen-uke, gedan-sokuto-fumi-komi-geri, morote-jodan-uke, yama-zuki alem de algumas outras técnicas avançadas. A impetuosidade, espírito forte e força exuberante estão bem presentes neste kata. Este kata tem como alguns de seus objetivos principais o aprendizado de bloqueios giratórios e o uso correto da força alem do desenvolvimento de potência e tornar-se capaz de transformar uma situação desfavorável em favorávelO bassai-dai possui 2 pontos de kiai, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri, e o segundo kiai é feito no ultimo chudan-shuto-uke.

VIDEO BASSAI DAI

 

KANKU-DAI – contemplando o céu

O kanku-dai é o kata mais longo do estilo shotokan e basicamente é um apanhado de todos os katas da serie heian. Foi criado por Koshokun (enviado do império Ming e quando foi criado tinha o nome de kushanku.O kata kanku-dai recebe este nome graças aos primeiros movimentos onde o praticante observa o céu buscando a concentração necessária para a execução de um kata com toda esta extensão. Nos primeiros movimentos o praticante parece trazer o universo contido no saika para o meio externo abrindo o formato redondo do mundo. Já nos últimos movimentos do kata ele termina fechando para dentro de si o universo que abril para o meio externo mostrando novamente o formato arredondado do mundo. Neste caso daí vem o termo “dai” (maior) por ser este o maior kata do estilo shotokan.

VIDEO KANKU DAI

JITTE – dez mãos

Os movimentos neste kata são numerosos, ousados e firmes, e podem ser executados segurando um bastão. Ele é apropriado para o uso efetivo dos quadris e para bloquear um ataque com bastão. Características: Defesa e contra – ataque contra bastão, espírito inabalável, força de impacto e grande potência. Objetivos: Aprender a dinâmica dos quadris e séries de defesa contra bastão. Pontos Mais Importantes: Defesa de imobilização com o pulso, expressão de kamae ( yamagamae ), yori – achi com kiba – dachi, jodan, uchi – komi, outros ( 1’; 7’; 9’ para 10’, conjugação de 11’; 12’; 13’; 16’; 17’ e 18’).Linha de atuação é em forma de cruz; Movimentos: 24; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.

VIDEO JITTE

HANGUETSU – meia-lua

Características: Respiração com movimentos do corpo e deslocamentos em meia – lua. Objetivo: Estudo do deslocamento em meia –      lua  e  respiração rápida lenta, aplicação dos movimentos do corpo e membros em sintonia.   Ponto Mais Importante: ( 1’ e 5’ ) estudo de    deslocamento em hanguetsu, ( 11’; 12’; 13’; 14’; 15’ e 16’ ) simultânea de chudan e guedan, e o uso de mãos para defesa pessoal, ( 26’; 32’ e 38’ ) circundação de perna e braço, de forma lenta e alta ( 27’; 28’; 33’;34’ e 39’) suriashi com pernas cruzadas, mae – gueri keague em conjunto com hikite por cima do ombro. Os movimentos para frente e para trás, e os movimentos semicirculares dos braços e pernas, são coordenados com a respiração. Técnicas rápidas e lentas e deslizamento dos pés são pontos especiais a serem aprendidos. Linha de atuação é em forma de cruz; Movimentos: 41; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.

VIDEO HANGUETSU

EMPI -vôo da andorinha

Como o vôo da andorinha, este kata tem posições altas e baixas, leves e facilmente executadas. É ótimo para praticar a rápida inversão das posições do corpo. Linha de atuação é em forma T; Movimentos: 37; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.  Características: Simboliza leveza, como andorinha, dinâmica do corpo em formas alta e baixa, mudança de direção em forma rotativa. Objetivos: leveza, rapidez, e agilidade, ague – zuki, em seguida tobi komi – zuki e rápida mudança de direção. Pontos Mais Importantes: ( 6’; 7’; 11’; 12’; 27’ e 28’ ) rápida mudança de direção com rotação do corpo, (  14’ e 16’ ) técnicas de sasoi ( finta ), ( 36’ ) salto com rotação do corpo em direção inversa.

VIDEO EMPI

GANKAKU -garça sobre rocha

Características: Equilíbrio sobre uma perna, como uma garça sobre um penhasco, encarando um adversário ( presença de forte estado de espírito num conflito de vida ou morte ). Objetivos: Defesa, plano lateral, kakiwake, expressão mental ( de garça sobre rocha ). Pontos Mais Importantes: Defesa ( 12’; 13’; 19’ e 30’), kakiware ( 25’; 29’ e 30’ ), ganjô – no tsuru. Os movimentos deste kata lembram um grou apoiado sobre um pé em cima de uma rocha, pronto para lançar-se sobre sua presa. O equilíbrio sobre uma perna só, o chute lateral e o chute com o dorso do pé podem ser devidamente desenvolvidos pela prática deste kata. Linha de atuação é em linha reta; Movimentos: 42; Tempo necessário: cerca de 01 minuto.

VIDEO GANKAKU

JI ON – gratidão e piedade

Nos movimentos calmos, suaves e harmoniosos deste kata encontra-se um feroz espírito de luta. Ele é apropriado para a aprendizagem de pontos como o deslizamento dos pés, a mudança de posição e o giro. Linha de atuação é em forma de I; Movimentos: 47; Tempo necessário: cerca de 01 minuto  Características: Maturidade, como Buda, movimentos tranqüilos; é uma energia do espírito contida como uma brasa ( fogo interno ), essência do avanço com rotação em movimentos de oportunidade. Objetivos: Exercícios de avanço com rotação, giro do corpo e yori – achi. Pontos Mais Importantes: ( 18’; 26’; 38’ e 46’ ) giro do corpo; ( 31’; 32’; 33’ e 34’ ) seqüências de defesas ( jodan, guedan ); (19’; 21’ e 47’ ) yori–achi.

VIDEO JION

BASSAI-SHO- penetrando a fortaleza

É igual ao bassai-dai, porém sho  significa que existem técnicas escondidas em relação ao dai. Movimentos: 29;   A linha de atuação (embusen) do bassai-sho é bastante similar a do bassai-dai ambos trabalham os mesmos objetivos. Este kata faz introdução a técnicas bastante severas como jodan-tsukami-uke e gedan-tsukami-uke.  O termo “sho” significa menor e mais concentrado, mais forte e também serve para dizer que nos katas com o termo “sho” existem técnicas ocultas,    O bassai-sho apresenta alguns pontos interessantes como as defesas contra ataque de bastão e, como o bassai-dai, apresenta defesas giratórias e ao invés de utilizar o uraken-uchi como defesa usada junto a um yoko-geri, neste kata usa-se haito-uke. Um outro ponto importante é o equilíbrio necessário para executar seu final, neste trecho do kata é necessária uma boa manutenção do centro de gravidade para não haver desequilíbrio o que prejudicaria a aplicação e a estética do kata.    Existem dois pontos de kiai no kata bassai-sho, o primeiro kiai é feito no gedan-sokuto-fumi-komi-geri e o segundo é feito no chudan-oi-zuki.    Este kata contém 27 movimentos e leva aproximadamente 60 segundos para ser totalmente executado.

VIDEO BASSAI SHO

KANKU-SHO

Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista.kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Daí significa grande e sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. Características: Aprender defesa, contra-ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.  Kan significa compreender algo mais como um artista, kuu, kara ou vazio pode significar o Universo. Dai significa grande e Sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. Características: Aprender defesa, contra – ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.  Pontos Mais Importantes: 7’ base, segurar o pulso do oponente com a mão esquerda e puxar com força de tandem, mas no kata simboliza – se com o próprio pulso direito com a mão esquerda puxando e puxando com tandem. 4’ base, após oizuki: escapar do oponente que segurou seu pulso direito;  nesse instante não deve recolher puxando e sim escapar com a rotação do pulso para o lado externo, empurrando para fora. O 5’ base é igual.Kyodos: ( Movimentos ) 47

VIDEO KANKU SHO

CHINTÊ-Técnicas Estranhas ou Mãos Estranhas


Características: Há um ensinamento específico desse kata – mesmo quem tem um corpo frágil consegue defender-se contra um adversário mais forte, expressão das ondas do mar (representando serenidade e tranquilidade das águas ao retornar da praia ao mar) ou expressão da natureza contrastando ação e calmaria. Objetivos: Mudança de sochim-dachi para zenkutsu-dachi e guiaku-zuki em forma de tate-ken; ataque nos olhos com ninhon nukite de forma age zuki, tangenciando corpo nasal, e eficiente técnica de defesa pessoal.  Kyodos: ( Movimentos ) 33

VIDEO CHINTE

UNSU – nuvens e mãos

Características: Capacidade de reagir a qualquer tipo de acontecimento. Destina –se  a karatecas de alto nível, principalmente aqueles que dominam com  todos os 15 katas básicos.  Objetivos: Principalmente desenvolver velocidade e agilidade, domínio das três essências do kata ( alternância de velocidade, domínio de força e suavidade e compreensão do corpo ).Pontos Mais Importantes: Agachamento do corpo com mae – gueri – kekomi, contra – ataque contra dois adversários simultâneos; chutes de mika – zuki ( lua – nova ) logo após salto de 360º graus seguido de ushiro – gueri

VIDEO UNSU

SOCHIN -  fortaleza inabalável

Características: É uma expressão de energia como um vendaval, domínio caracterizado pelo sochim – dachi e domínio de estabilidade, soma de zenkutsu – dachi com kiba – dachi (zenkutsu – dachi é forte frontalmente); contração  silenciosa e gradativa dos músculos e ao mesmo tempo explosão e rápida contração; domínio da sochim – dachi, principalmente com forte expansão do joelho, como arco e flecha.  Pontos Mais Importantes: ( 27’ a 30’ ) domínio de nikite com palma da mão voltada para cima seguido de mae – gueri, esquerda e direita, ura – zuki, esquerda e direita.

VIDEO SOCHIN

NIJUSHIHO ( 24 PASSOS )

Características: Há duas grandes características – fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternância de velocidade ( lento e rápido ). Objetivos: ( 1’ e 3’ ) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1’, ajustar a velocidade do adversário, desviando esta energia; no 2’ movimento realizar uma explosão e no 3’ aproveitar essa energia de explosão transformando – a em energia de compreensão.  Pontos Mais Importantes: Aplicação do movimento haishu – uke, único kata que apresenta esse movimento ( 21’, 25’ e 28’ ); prestar muita atenção nas trajetórias de cada defesa.Características: Há duas grandes características: fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternância de velocidade (lento e rápido). Objetivos: (1º ao 3º momento) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1º momento, ajustar velocidade do adversário, desviando a energia; no 2º momento realizar uma explosão e no 3º aproveitar essa energia de explosão transformando em energia de compressão. Movimentos: 34;

VIDEO NIJUSHIHO

GOJUSHIHO – DAÍ  – mãos  espalmadas

Características: Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko – ashi, portanto exige muito equilíbrio e giro do corpo, domínio de keitô – uke ( cabeça de galo) e contra -  ataque  utilizando – se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo. Considerando – se kata avançado, exige alto domínio e qualidade técnica.   Pontos mais Importantes: Deai com mawashi – uraken, defesa com tateshuto ( ombro ou braço ). Sukui – uke contra mae – gueri e defesa com hipon nukite logo em seguida, com a utilização da mola do cotovelo, bloqueio contra agarramento pelas costas, defesa dupla (simultânea) em keito – uke e contra – ataque em hipon nukite.

VIDEO GOJUSHIHO DAI

GOJUSHIHO-SHO

Características: Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de bastão, transforma sua mão em uma espada, aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra ataque. Kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karate com maturidade.Movimentos: 65; Características: Transformação de Gujushiho – Dai, kata que representa sua mão em uma espada, aplica – se defesa segura conjugada com eficiente contra – ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de Karate com maturidade.Ponto Mais Importante: Defesa com shuto guedan – barai em conjunto com migi haichu chudan osae, seqüência de três contra – ataques utilizando yon – hon nukite, ataque shuto – uchi em forma de rotação sem movimento do cotovelo e defesa em conjunto com os dois braços, seguido de ataque duplo na altura da clavícula ( seiritô ou espada chinesa ).

VIDEO GOJUSHIHO SHO

MEYKIO  espelho limpo ou claro

Características: Defesa contra bastão e salto triangular, que é considerada técnica lendária ( sankaku – tobi ). São extraídas todas as bases do kata Heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade, transforma estado de desvantagem em vantagem; para domínio deste kata exige –se alto domínio técnico.  Pontos Mais Importantes: Domínio de defesa com palma da mão aberta ( dupla ), estudo da mudança de centro de gravidade ( exemplo: base kokutsu para fudo – dachi, assim equilibrando o ataque do bastão.

VIDEO MEYKIO

JI IN

Características: Provavelmente tem origem de tomari-te, e seu antigo nome era shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo. Movimentos: 34

VIDEO JI IN

WANKAN - coroa de rei

Características: Explorar o kyo do adversário; esse kata tem pouco número de bases e movimentos discretos, portanto é considerado kata de muita dificuldade para expressar as três essências do kata. Pontos Mais Importantes: ( 6’ e 10’ ) guiaku  tate – shuto – uke; ( 24’ )  técnicas de yama – zuki, contra – ataque guedan e chudan, portanto devem – se treinar técnicas de mergulho.

VIDEO WANKAN