Qual o karateka que nunca sentiu um chamado esquisito, uma atração quase absurda que não se pode explicar, qual karateka que quando vê uma makiwara não tem vontade de testá-la? Não interessa o que você está fazendo, mesmo depois de malhar, correr ou até mesmo jogar uma pelada, se tiver uma makiwara ou algo semelhante sua atenção vai parar nela, parece que ela está te chamando “Vem me testar” e por incrível que pareça a gente sempre atende o pedido dela. Até mesmo os mais inexperientes lutadores não conseguem resistir, parece um Sensei determinando e chamando nossa atenção e curiosidade. Até hoje depois de vários anos de treino, quando passo por ela e não a uso, fico com um sentimento de não ter treinado direito, hoje não passo um treino sem pelo menos visitá-la por alguns gyaku-tsukis. Eu considero a makiwara um parceiro de treino que está sempre disposto a me auxiliar e melhorar o meu kime sem ao menos reclamar, isto não é ótimo?

Sensei Funakoshi

Mas o que é uma makiwara? Makiwara é uma peça de madeira onde a parte superior, mais fina e flexível, é feita para socar e possui uma espécie de almofada de borracha ou palha colada para não socar diretamente na madeira e a parte inferior é mais larga e fincada no chão. A flexibilidade da makiwara é muito importante, pois faz com que amorteça o retorno da força, evitando assim problemas nas articulações. O uso freqüente da makiwara vai desenvolver o “feeling” do contato e conseqüentemente aumentar o kime, e sem kime não se pode ter uma eficiência total no karate.

Quando comecei a fazer uso da makiwara (Instalei uma em minha garagem) eu batia apenas 50 vezes cada mão, fui melhorando até chegar a 200 vezes, achei que estava bom, mas aí fiz uma pesquisa e soube que antigamente os mestres batiam em torno de 500 vezes e só contavam os socos que eram realmente fortes, fiquei impressionado!! Tive que rever o meu conceito sobre o que é “estar bom”.

Treino com a makiwara faz parte da alma do karate e não deve de maneira alguma ser deixado de lado, é uma grande ferramenta física, espiritual para todos que almejam dar um passo maior para o desenvolvimento do seu karate.

Alguma dicas para iniciantes:

1- Inicie aos poucos, 20 vezes com força moderada, aumentando progressivamente

2- Treine usando gyaku tsuki

3- Cheque a distância, o ideal é ficar um pouco inferior ao comprimento de um braço estendido

4- É sempre aconselhável solicitar a autorização e a orientação de seu professor

Bom treino

OSS